Histórias que Ajudam a Crescer


São no total 21 as histórias de encantar que podemos encontrar em “Histórias que Ajudam a Crescer”. Dos grandes aventureiros a príncipes e princesas, passando por bruxas más, heróis e vilões, países encantados e enfeitados de mil cores, cidades com flores e sabores ou ricos tesouros, tudo serve para embalar a gente de “palmo e meio”.
A obra, publicada em Portugal pela Editora Lua de Papel, é repleta de aventura mas também curiosidade, suspense e mistério. O objectivo dos autores, Eduard Estivill e Montse Domènech, parece ter sido alcançado sem grande embaraço. Eu próprio, que já li algumas dessas bonitas histórias à minha pequena Joana de 8 anos, sou testemunho vivo disso mesmo.
Creio que tanto o mediático pediatra espanhol, responsável pela Unidade de Alterações do Sono do Instituto Universitário do Sono, como a psicopedagoga Domènech vão rapidamente alcançar grande êxito literário com este trabalho. Segundo os autores, a leitura de alguns destes contos são um prodigioso remédio para adormecer os mais irrequietos. Tudo porque estas histórias foram escritas a pensar nas crianças. O livro poderá funcionar também como compêndio de auto-ajuda. Problemas como a hiperactividade, enurese nocturna, medo ou solidão poderão ter aqui parte da solução. A esse propósito, o jornal El País não hesita em dizer que “os autores transformam a magia do conto numa ferramenta útil para os pais”.
A obra termina com um capítulo intitulado “modelos pedagógicos”. Trata-se da explicação dos fundamentos teóricos que existe por trás de cada uma das histórias. Segundo os autores, “aqui todos os contos têm uma moral e também um final feliz”.
__________
Eduard Estivill/Montse Domènech
Histórias que Ajudam a Crescer
Lua de Papel, 14€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.