Margarida Fonseca Santos | Começar de Novo


1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Começar de Novo»?
R-Este é um romance que nasceu da junção de histórias que já existiam sob a forma de conto. As personagens que nele aparecem são homens e mulheres com dúvidas, paixões, momentos de calma e momentos de confusão, como todos nós. São personagens que me apaixonaram quando as criei e das quais não me queria separar.

2-Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-A ideia era juntar estas vidas num jogo paralelo, de forma a ir contando a história, que vai ser comum a todos, a partir de pontos de vista diferentes. Sempre me fascinou esta abordagem e é com base nesta maneira de contar que construí a estrutura do romance.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Penso que irei continuar um projecto que começou este ano e que teve o seu primeiro livro em "O nosso clube de teatro" (Presença). Trata-se da história de um grupo de jovens que tem um grupo de teatro diferente, pois escrevem as peças, encenanam-nas, fazem os figurinos e os cenários. No final do livro está a peça, o que permite aos jovens leitores montarem-na também. É uma forma de juntar o romance juvenil e o teatro, que tanta falta faz...
__________
Margarida Fonseca Santos
Começar de Novo
Oficina do Livro, 15€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.