A Viagem de Fernão de Magalhães


Segundo alguns retratos anónimos da época, Fernão de Magalhães (1480-1521) era um entroncado homem de barba rija e curto chapéu. Tinha um olhar sisudo mas ao mesmo tempo decidido e aventureiro. E aventura parece ter sido a sua vida. Muito se fala de Camões e Fernando Pessoa (e ainda bem!), mas pouco se recorda aquele que terá sido o primeiro homem (um português que nasceu lá para as bandas do Porto) que deu a volta ao mundo e o primeiro europeu a navegar no Pacífico.
A vida de Fernão de Magalhães, o início das relações entre Portugal e Timor (1512-1522), a lembrança de Fernão de Magalhães sobre a localização das Molucas e a sua visão do mundo, Duarte de Resende e João de Barros, as armadas ou as correspondências são algumas das matérias encontradas nesta obra da Editorial Presença. “A Viagem de Fernão de Magalhães e os Portugueses” de José Manuel Garcia – um doutorado investigador da História dos Descobrimentos – é um dos muitos livros dedicados à expansão ultramarina.
Apesar de ser uma obra mergulhada numa escrita académica, repleta de anotações e explicações, datas e lugares distintos, esta pode ser classificada como uma narrativa de aprendizagem histórica, um livro de fácil leitura e interpretação mesmo para os menos devotos deste imenso mundo da literatura de viagens.

__________
José Manuel Garcia
A Viagem de Fernão de Magalhães e os Portugueses
Editorial Presença, 20 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.