Mar Imenso


É entre portugueses e moçambicanos que Augusto Carlos gosta de estar. E o regresso à sua terra natal (Caniçado: Moçambique), assinalado com grande entusiasmo e hospitalidade pelos seus patrícios, parece ter estado na origem deste livro. É precisamente essa realidade vivenciada que retrata na sua obra.
No meio de dois continentes (Europa e África), há um “Mar Imenso” a separar não só os dois países mas também duas verdades tão diferentes. Tal como o autor fez questão de referir no “3 perguntas a…” da Novos Livros, “desde que tomei consciência de que existo como indivíduo, tenho tentado compreender o que é a vida e qual o seu objectivo… Os meus livros são uma humilde tentativa de deixar à humanidade as respostas a que vou chegando".
Na obra há uma partida da parte para o todo, do particular para o geral, assinalada através de uma relação entre um psicólogo e o seu paciente. Em destaque aparece a história do “Dr. Afonso Makaring, psicólogo e descendente do régulo de Gaza, representante de uma dinastia imperial que ao longo dos séculos marcou Moçambique; e Aboim Raposo, seu doente e conterrâneo, homem que marca a ligação portuguesa a África. Um homem cuja memória se mistura com a história do país”. Recomenda-se!

_________
Augusto Carlos
Mar Imenso
Nova Vaga Editora, 13,00 €


Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.