Saber comunicar com as crianças

“Estes anos vão passar muito depressa. Aproveite-os bem.”
Esta a última frase, já na conclusão do livro de Christel Petitcollin, conselheira e formadora na área da comunicação e do desenvolvimento pessoal, psicoterapeuta e conferencista.
Neste livro a autora passa em revista todas as áreas relativas à convivência com as crianças, numa época em que, com a família reduzida ao seu aspecto mais nuclear, e tendo-se a criança tornado o centro do interesse familiar, tal ter levado à criação de expectativas demasiado pesadas para a criança e para os seus pais.
Sendo a comunicação entre pai/mãe e o seu filho uma das comunicações mais complexas que existem, segundo a autora, este livro propõe pistas concretas para se conseguir o equilíbrio tão necessário quanto difícil, entre amor e firmeza.
O primeiro capítulo é dedicado aos entraves a uma boa comunicação pais-filhos, que desenvolve também a ideia de culpabilidade daqueles, com respectivos antídotos. O livro continua com um capítulo dedicado à linguagem de protecção, pois “para os seus filhos, você é o guia de vida”. Segue-se a linguagem da firmeza, desenvolvendo-se aqui aprofundadamente os limites a impor aos filhos e a forma de o fazer. A obra termina com a linguagem da aceitação, explicando os mecanismos da autoconfiança e o papel importantíssimo dos pais na sua construção.
“Os pais devem retomar o seu poder de adultos”, é o grito da autora.
____________________________________________
Christel Petitcollin
Saber Comunicar com as Crianças
Editora Presença

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.