Paulo Reis Mourão | Terra Visitada

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Terra Visitada»?
R-O «Terra Visitada» é o meu primeiro romance histórico e, simultaneamente, o meu 4º livro premiado (depois de «O Senhor de Fez e Outros», Prémio Montijo Jovem 2001, depois de «Os Cachos e as Mãos», Menção no Prémio de Literatura Lions Clube 2003, e depois do «Viana Encorpada», Prémio de Poesia Descobrir Viana 2007). É um romance com quatro andamentos, reflectidos nos 4 livros internos. Este livro foi agraciado com o Prémio Literário Florêncio Terra/Cidade da Horta 2007.

2-Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-Reflectir nos custos que a maior repressão centralista do nosso país (a Devassa pombalina sobre as gentes durienses) teve no panorama da História nacional e da Economia regional. A partir desse quadro de fundo, é revelada toda a vida da região duriense, através de personagens que representam os dois lados intervenientes - os modernos burgueses fisiocratas e os aristocratas fundiários reprimidos por Sebastião José de Carvalho e Melo, sem esquecer os interesses britânicos, denunciados no último capítulo do livro, através da carta que um feitor de Gaia redige ao mandatário inglês. «Terra Visitada» é ainda uma história. Uma história de amor entre os homens e a terra, entre os seus monstros e os seus deuses. Não é só uma história de amor entre Pinto Osório e Rita, entre Jorge e a simplicidade do mundo, entre Mansilha e o irmão defunto, entre Pombal e uma ideia de país - é também um relato de amor de mulheres como Bastiana pelas suas crenças, de Carmelo pelo seu destino e de Rita pela dúvida.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Além de uma antologia de contos premiados em vários certames literários, tenho ainda mais três projectos em desenvolvimento: um livro de poesia que se debruça sobre a descoberta dos sentidos num mundo dessensibilizado, uma peça de teatro que reflecte sobre o percurso de uma mulher no sentido da sua plenitude num universo em fragmentos e um romance, com vários capítulos esboçados.
__________
Paulo Reis Mourão
Terra Visitada
Edições APPACDM

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.