Margarida Fonseca Santos | Histórias para Contar Consigo


1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Histórias para Contar Consigo»?
R-Este é um livro de metáforas que reúne várias histórias construídas de forma a fazer avançar, tocar, sensibilizar pessoas que, num determinado momento da sua vida, se viram a braços com problemas difíceis de ultrapassar. A metáfora actua ao nível do inconsciente, ou seja: o consciente distrai-se com o enredo, o inconsciente retira ensinamentos de vários momentos de cada história. Nunca se diz a "moral", pois isso limitaria a interpretação que é, como referi, muito importante em termos de progresso do inconsciente. Também acontece, para pessoas diferentes, existirem interpretações diferentes. Estas histórias surgiram nos workshops de treino mental que faço com jovens e adultos para aprender a lidar com o stress, com o medo de testes, apresentações públicas, etc. Reuni-las agora neste livro é uma forma de as fazer chegar a mais pessoas e de poder partilhar com todos aqueles que querem avançar a nível pessoal ou usar a metáfora no seu trabalho (professores, psicólogos, etc.) esta aventura que foi construí-las.

2-Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-Eu e a Rita Vilela, co-autora do livro, gostamos particularmente da abordagem metafórica para a solução de problemas. Eu conheci a Rita Vilela no âmbito do curso de LCCH e, das várias técnicas aí estudadas, a metáfora era de longe a que mais nos interessava. Rapidamente começámos a trocar ideias e histórias, resultados e novas direcções. Quando pensei em reunir as metáforas num livro percebi que ele não faria sentido sem as histórias da Rita, e desafiei-a para o fazermos a quatro mãos. Ela aceitou...

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Há vários livros já na fase de produção para sair em breve, no início de 2009. Neste momento encontro-me a escrever mais episódios da trilogia que começou em "O aprendiz de guerreiro" (juvenil), pois os leitores pediram-me que continuasse ou contasse como tinha sido antes deste primeiro. Optei por esta segunda sugestão e estou a escrevê-lo. Como é a minha história preferida, pode-se imaginar o prazer desta tarefa...!
__________

Margarida Fonseca Santos/Rita Vilela
Histórias para Contar Consigo
Oficina do Livro, 12€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.