A Tragédia Bush



Não há nada mais oportuno do que a Novos Livros falar hoje de “A Tragédia Bush”. No dia em que Barack Obama substitui George Walker Bush, como 44.º Presidente dos Estados Unidos da América, criando uma nova esperança para os americanos e para o resto do mundo, eis que começam a ser publicados diversos textos relativos ao anterior presidente.
Através da Editora Bizâncio, Jacob Weisberg traz até nós esta brilhante obra que nos retrata o trabalho de Bush, a sua família e o papel que tiveram os seus conselheiros na sua enorme impopularidade, patente desde que, em 2001, substitui Bill Clinton na Casa Branca. A análise é objectiva, metódica e detalhada. O livro empolgante e de muito fácil leitura, baseado em facto verídicos, ilustra igualmente toda a dinastia desta família. Desde os feitos do pai às depressões e hesitações da mãe, passando pelo insucesso político do seu irmão, John Ellis Bush (Jeb). Aliás, a obra, que aparece dividida em sete completos capítulos, começa logo com a árvore genealógica dos Bush.
Como fez questão de enunciar o The New Yorker, o livro de Jacob Weisberg, um investigador americano que tem dedicado parte da sua vida à política americana, é “indispensável para entender o nosso tempo e a conjuntura internacional que se avizinha e perdura”. O rumo incerto do Afeganistão, o desastre da guerra contra o Iraque, os atentados de 11 de Setembro, as relações infrutíferas com a Rússia e o Irão, as fraudes eleitorais, a perseguição aos emigrantes são apenas alguns dos assuntos que marcaram a administração Bush nos últimos oito anos.
Desde Karl Rove, que guiou o pai da crise financeira mundial pelas suas próprias ambições, a Dick Cheney, pela sua obsessiva ideia de restaurar o poder presidencial e proteger o país depois do 11 de Setembro, passando por Donald Rumsfeld e Condoleezza Rice que, fomentando as ilusões de Bush na política internacional, o afastariam cada vez mais da realidade, tudo serve para se perceber que este terá mesmo sido o pior presidente da história dos EUA.

__________
Jacob Weisberg
A Tragédia Bush
Bizancio, 16,00 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.