Castigo


Compreende-se porque é que Anne Holt é “a mais consagrada autora europeia de thrillers” e já vendeu mais de 4 milhões de livros, na verdade esta norueguesa de sorriso simpático, escreve bem e sabe exactamente como fazer-nos ficar agarrados ao livro da primeira à última página.
Este livro fala-nos do caso horrendo e infelizmente tão actual do desaparecimento de crianças.
Uma menina de nove anos, Emilie, desaparece quando voltava para casa depois da escola, na semana seguinte desaparece um rapazinho de cinco, que ao fim de dias é enviado num embrulho, para a mãe com um bilhete que diz: “Agora tens o que mereces.”
Poucos dias depois outra menina desaparece e aparece também empacotada e com o mesmo sinistro bilhete. A Noruega está em paranóia, criam-se comissões de vigilância entre os civis, ninguém se atreve a deixar nenhuma criança sózinha a brincar no jardim ou a ir ou vir sózinha da escola.
O que parte a cabeça a toda a gente, é que as pobres criaturinhas não apresentam ferimentos, nem evidência de abusos sexuais, ou de outro tipo de violência, aparentemente é como se tivessem morrido de um súbito ataque cardíaco.
O inspector Stubo, encarregado do caso, está desesperado, sem pistas e com a pressão da opinião pública em cima, dia a dia mais paranóica, à medida que as crianças desaparecem e vão aparecendo mortas, todas, excepto a primeira raptada, Emilie. Serão dois tarados diferentes? Será apenas um caso? Stubo resolve pedir a ajuda de Johanne Vik, que já trabalhou como profiler para o FBI. Mas Johanne tem mais que fazer e mais em que pensar, demasiado embrenhada em deslindar passado quarenta anos, a história de um antigo condenado, que estava aparentemente inocente e com a sua vida pessoal também retorcidinha.
Mas Stubo é charmoso e persistente e consegue convencer Johanne a dar-lhe uma mãozinha.
E aqui entra a mestria de Anne Holt, a autora, que baralha, torna a dar cartas, torna a baralhar e a dar-nos a prova de que o mundo para além de pequeno é redondo... Mais não digo!
Para os amantes do género thriller um livro a não perder.
__________
Anne Holt
Castigo
O Quinto Selo, 18,00 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.