Escândalo


Este é, sem dúvida, um grande romance a vários níveis. Além das suas quase 700 páginas, ricas em acontecimentos muito diversificados, o romance cruza a história de vários personagens em tempo e espaço. Em comum têm a riqueza e, de seguida, uma enorme desgraça que lhes bate à porta. Tudo se passa na Grã-Bretanha, onde ocorre um mega escândalo financeiro. A obra, recomendada pela grande parte dos críticos literários, é um autêntico acerto de contas com a vida.
Fortemente realista e actual, tendo em linha de conta a crise económica mundial, Penny Vincenzi, através das Edições ASA, conta-nos a história de Lucinda e Nigel, Elizabeth e Simon, Debbie e Richard, cujas vidas lhes sorriam. Eram carreiras de luxos e altos momentos de glamour, casamentos felizes, casais mergulhados em piscinas de dinheiro e a viver em mansões cheias de luz e harmonia. Depois, surge o escândalo financeiro que destrói tudo. E é a partir daqui que a narrativa de aprendizagem social se desenvolve e ganha alma. Tudo começa a girar em redor do peso e da força que tem o dinheiro. As frases, que até aqui eram longas e ricas, cheias de ânimo e alento, passam a ser cruas, secas, duras, limadas e cortadas até ao limite. As descrições das tragédias (muito semelhantes às do nosso Eça nas suas variadas publicações) que se arrastam num ápice transformam a narrativa num autêntico best-seller e levam até o leitor a pensar como reagiria perante tal drama.
Para alguns, este livro poderá ser uma crítica de costumes de gente enfatuada, mas na verdade ele retrata uma história penosa de conduta amoral e oportunista que pode bater à porta de todos aqueles que lidam com milhões que fazem biliões e depois se transformam em tostões. Veja-se a recente notícia lusa do ex-casal de namorados de Barcelos que, depois de uma zanga, continuam a ver congelados pelo tribunal os 15 milhões de euros que ganharam no Euromilhões. Também nesta obra, o dinheiro (ou melhor, a falta dele) desmorona casamentos e carreiras, as amizades transformam-se em zangas, as paixões em abandonos e a fidelidade em traições. Quem sobreviverá perante tamanha calamidade? Como sobreviveria você? Já tinha pensado nisto?

__________
Penny Vincenzi
Escândalo
ASA, 16,50 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.