A Mula


Apesar de não ser propriamente uma novidade em Espanha, chegou recentemente a Portugal “A Mula”. O romance de Juan Eslava Galán, publicado pelo Quinto Selo, tem como cenário a guerra civil espanhola. O grande protagonista de toda a acção é Juan Castro Pérez, um cabo arrieiro da Terceira Companhia da Falange das Canárias, pai do escritor.
A obra é muito realista e roça muitas vezes na veracidade histórica, pois o romancista espanhol reuniu, numa perfeita combinação de ideais e acontecimentos, factos memoráveis baseados em conversas tidas entre ele e o seu próprio pai, a quem ele dedica o livro. E para dar mais veracidade espacial, Galán fez também questão de visitar alguns dos locais descritos pelo pai para dar mais autenticidade aos cenários retratados, não fosse ele um historiador com provas dadas.
Tudo começa quando Juan Pérez que, em vez de ficar a jogar às cartas na caserna, resolve ir para o campo apanhar espargos. De repente, ouve um barulho saído do meio da bruma no monte. De mão na arma, não fosse tratar-se do inimigo, qual não é o espanto deste herói quando percebe que se trata apenas de uma simples mula, com dentes grande e amarelos. Apesar de muito nervosa, rapidamente percebe que o militar não lhe quer fazer mal. Aliás, o facto de Juan Castro Pérez ser o responsável pelas cavalgaduras do regimento facilitou a aproximação entre os dois. De voz suave, o herói lá conseguiu convencer a mula que estava ali numa de paz e amor. Aparentemente sem nome, e por se apresentar muito valente, rapidamente foi baptizada de Valentina.
A paixão pelo animal é de tal ordem que ganhar a guerra civil passa a ser menos importante do que a sorte da sua mula. Por isso, um dia, quando ela desaparece, Juan Castro parte à sua procura, e, sem se aperceber, entra em terreno inimigo, tornando-se um herói de guerra.
Este livro é, sem dúvida, um manifesto anti-belicista, e junta-se a mais de meia centena de obras já publicadas por este ensaísta e tradutor de grande revelo e protagonismo.
__________
Juan Eslava Galán
A Mula
O Quinto Selo, 15,00 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.