Os Pássaros de Banguecoque


Pepe Carvalho é uma das famosas personagens de Manuel Vasquez Montalban, um detective privado, boémio, curioso, inteligente, sempre irónico, com grandes dotes para a culinária e naturalmente apreciador da boa mesa.
Neste livro, Pepe Carvalho viaja desde Barcelona, até à sua já conhecida Banguecoque (recorde-se que foi nesta cidade que Montalban faleceu em 2003), com a missão de resgatar uma velha amiga, Teresa Marsé, senhora muito dada a meter-se em confusões amorosas e outras.
Depois de alguns telefonemas aflitos e enigmáticos, Teresa desaparece na misteriosa Banguecoque e não regressa conforme previsto, com o grupo de turistas com que partira em excursão à Tailândia.
Pepe Carvalho é então contratado pela família da desaparecida, para lhe descobrir o rasto nesse oriente exótico, cheio de máfias, drogas, esmeraldas e amores de aluguer.
E Pepe Carvalho lá vai, com a sua bonomia habitual, ou porque Barcelona o ameaça afogar em tédio, ou talvez por não ter conseguido fazer-se contratar, para resolver o caso do assassínio de uma bela e misteriosa mulher, Célia Mataix, morta com uma garrafa de champagne de marca desconhecida, ou talvez ainda para descobrir o nome dos pássaros, que pousam aos milhares ao fim da tarde nos fios eléctricos de Banguecoque...
Um livro delicioso, magistralmente escrito, cheio de personagens loucas e surpreendentes, em que cada diálogo, cada ambiente, cada paisagem são sublimemente pintados por esse grande senhor das Letras, que foi Manuel Vasquez Montalban.
__________
Manuel Vasquez Montalban
Os Pássaros de Banguecoque
Edições Asa, 14,50 €

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.