As Lolitas de Marsé

É um livro duro, brutal e violento como só o pode ser a história de vidas cansadas, perdidas, sem esperança e pobres. Pobres materialmente, é certo, mas especialmente no mais recôndito da alma, quando a confiança nos homens há muito morreu e da fé em dias melhores nada mais resta – nem em sonhos. Mas é também um livro comovente, de uma ternura infinita, em que os sentimentos mais espontâneos se cruzam (chocam?) com o que há de mais animalesco nos homens, provocando uma dor infinita – como quem deita álcool numa ferida aberta.
Falamos de “Canções de Amor em Lolitas’s Club”, em que o já muito premiado Juan Marsé prova até à exaustão que é um excelente contador de histórias e um mestre a tecer uma trama de sentimentos nas situações mais improváveis – mas com um realismo inquietante.
Sem pieguices nem crueldade, Marsé faz o leitor entrar de rompante pelas portas do Lolita’s Club, esse bar de alterne nos arredores de Barcelona que poderia ser em Lisboa, onde mulheres jovens já muito velhas aguardam os clientes com um sorriso pintado, um poiso na rota migrante da prostituição.
E fá-lo seguir essa história improvável de amor entre Milena, a jovem prostituta colombiana, e Valentín, um adulto de 30 anos que um problema no parto deixou sempre criança, uma criança grande que circula entre o bar e os quartos do andar de cima, cozinha pizzas e faz recados às raparigas.
Marsé traz ainda a esta história de amor nascida das misérias quotidianas da contemporaneidade o gémeo de Valentín, Raúl, um polícia duro e violento, perturbado e alcoolizado. Afastado da brigada enquanto decorre um inquérito à sua conduta em Vigo, Raúl refugia-se na casa paterna e descobre com estupefacção o romance entre o irmão e a prostituta. Desenvolve-se então um remoinho de sentimentos e acções que Marsé conduz magistralmente até às profundezas turvas da vida e da morte.
“Canções de Amor em Lolitas’s Club” é o mais recente romance de Juan Marsé, nascido em Barcelona em 1933, que em Abril foi galardoado com o Premio Cervantes de Literatura 2008.

---------------------
Juan Marsé
Canções de Amor em Lolitas’s Club
Campo das Letras, 15,75€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.