Alice Duarte | Experiências de Consumo


1-De que trata este seu livro?
R- Contrariando uma tendência existente e, até, ainda possivelmente dominante de olhar o consumo como mera resultante da produção capitalista e de perceber a mercadoria como algo intrinsecamente negativo, neste meu livro o processo de consumo é abordado enquanto processo de produção de identidades sem que também estas surjam reduzidas às das categorias sociais de classe ou status. As opções e actividades de consumo de 24 famílias da “classe média”, considerando não apenas os meros actos de compra mas abrangendo todas as suas decisões e actos anteriores e posteriores à compra propriamente dita, são analisadas enquanto meios de expressão e comunicação de construções de valor e do sentido do que cada um é em termos emocionais, morais, ideológicos.
Descortinando e compreendendo a diversidade de possibilidades de re-socialização das mercadorias levadas a cabo pelas respectivas apropriações criativas de consumidores concretos, evidencio o papel instrumental que o consumo pode ter na vida das pessoas. Trata-se de uma abordagem do consumo enquanto actividade prática, contextual e moral, cuja análise foi possível através de um dispositivo qualitativo de pesquisa assente num esquema intensivo de entrevistas e etnografia.

2-De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos leitores?
R- a) Evidenciar como o consumo pode ser um meio precioso de expressão dos actores sociais, enriquecendo a visão simplista da questão normalmente veiculada pelos mass media e correspondente senso comum;
b) Fornecer uma caracterização qualitativa razoavelmente penetrante dos contornos culturais (sociais, mas também morais, ideológicos) orientadores das opções de vida das “novas classes médias” portuguesas.

3-Pensando no Futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Estou a escrever outro livro igualmente sobre o consumo, mas em que o tópico central se desloca da identidade para as sociabilidades. Pela consideração do “consumo para os Outros” na forma de presentes, analiso o consumo enquanto canal de estabelecimento e manutenção de relacionamentos entre os actores sociais.
__________
Alice Duarte
Experiências de Consumo - Estudos de Caso no Interior da Classe Média
U.Porto Editorial

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.