Ana Isabel Queiroz | A Paisagem de Terras do Demo

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «A Paisagem de Terras do Demo»?
R- «A Paisagem de Terras do Demo» é o mais extenso e elaborado dos textos documentais que escrevi até agora. Escrevê-lo, e vê-lo publicado, deu-me uma satisfação muito particular. Nele se combina a minha paixão pela Literatura com a minha paixão pelo Ambiente.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- Este livro resulta de um trabalho de investigação que, tratando de paisagem, tem a obra de Aquilino Ribeiro como catalisador. Julgo que fica demonstrado que a Literatura pode ser uma fonte de informação sobre as paisagens do passado e um elemento a ter em conta na gestão do território. Ao mesmo tempo que recoloca nas leituras actuais as sempre modernas obras do escritor, valoriza e evidencia as memórias ecológicas que estes textos encerram.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- O enorme potencial revelado pelo estudo da obra de Aquilino Ribeiro servirá ainda de base para uma publicação sobre a avifauna portuguesa. Através dos seus textos, será possível descobrir mais de seis dezenas de espécies diferentes.
Para além disso, continuo a olhar para as representações da Natureza e do Ambiente em obras de outros escritores dos séculos XIX, XX e XXI. É um trabalho que, em breve, dará outros frutos, mas não sei ainda dizer exactamente quais serão.
__________
Ana Isabel Queiroz
A Paisagem de Terras do Demo
Esfera do Caos, 14,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.