Gerir o lado humano da empresa

Os tempos não correm de feição aos gurus da economia e gestão, tão desacreditados como nunca pensaram ser possível – ou não estivéssemos todos a pagar um elevado preço pelas suas teorias neoliberais, que como verdades absolutas foram sendo impostas.
Apesar desse descrédito, alguns nomes continuam a ser incontornáveis neste domínio, como é o caso de John Adair, de quem foram reunidos, num único manual, os seus principais conselhos e técnicas. Trata-se de “O melhor de John Adair sobre liderança e gestão”, coordenado por Neil Thomas (Publicações Europa-América, €17,90), que teve a aprovação do próprio professor da Universidade de Surrey.
Como o próprio Adair sublinha no prefácio, o livro está dividido em duas partes fundamentais sobre «o lado humano da empresa»: autogestão (1ª parte) e gerir outros (2ª parte).
E numa época em que as exigências a quem trabalha são cada vez maiores, não fará mal nenhum ter umas noções básicas sobre gestão e liderança – se não dos outros, pelo menos de nós próprios.
Nesse âmbito, e no capítulo da autogestão, merecem especial destaque os conselhos sobre estabelecer e atingir metas e objectivos, bem como saber tomar decisões e resolver problemas – e, claro, sobre a gestão do tempo, matéria em que somos prevenidos a “evitar estereótipos” como “ter pouca capacidade para delegar, ser um mau organizador, ser excelente a adiar, ter um fraco desempenho nas reuniões e ser um executivo sem objectivos”.
Para aqueles que têm responsabilidades de liderança, vale a pena uma “espreitadela” aos capítulos sobre gestão de equipas e motivação de recursos humanos.
__________
Neil Thomas
O melhor de John Adair sobre liderança e gestão
Publicações Europa-América, 17,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.