Romance de Raquel Ochoa recebe Prémio Agustina Bessa-Luís (Revelação)

Raquel Ochoa é a vencedora do Prémio Literário Agustina Bessa-Luís Revelação com o romance A Casa-Comboio. O prémio, destinado a obras inéditas de escritores com menos de 35 anos, foi instituído em homenagem à escritora que presidiu até há dois anos ao júri do Prémio Fernando Namora, no quadro das comemorações do cinquentenário da Estoril Sol.
Este ano, o romance de Raquel Ochoa convenceu o júri, presidido por Vasco Graça Moura. Segundo a Estoril Sol, a acta do Júri afirma que o romance revela «uma assinalável qualidade narrativa, conjugando bem os elementos de natureza documental acerca dos contextos pessoais e colectivos da experiência portuguesa na Índia».
A saga da família Carcomo cativa pela qualidade da efabulação e desenho de personagens». O enredo deste romance «baseia-se na aventura de uma família indo-portuguesa, originária de Damão, que sobrevive e se adapta à turbulenta História mundial do último século, evocando uma saga nos tempos em que a Índia longínqua era portuguesa. Quatro gerações habitam Nagar-Aveli, Damão e, por fim, Lisboa. Uma casa é abandonada para sempre. Este romance histórico é baseado num relato verídico».
O Prémio Agustina Bessa-Luís foi criado em 2008 pela Estoril Sol e foi atribuído pela primeira vez este ano. Tem um valor pecuniário de 25.000 euros, para além da edição da obra pela Gradiva. Este ano concorreram 72 obras.
O primeiro livro de Raquel Maria Fialho Costa Ochoa, nascida em Lisboa em 1980 e licenciada em Direito, O Vento dos Outros foi editado em 2007 pela Planeta Vivo e é uma crónica de viagens à América do Sul, que a autora percorreu de lés a lés, desde a Costa Rica à Patagónia.
A segunda obra, editada no ano seguinte pela mesma editora teve como título Bana - Uma Vida a Cantar Cabo Verde é a biografia oficial do cantor mais importante de Cabo Verde, que revelou ao mundo, entre outros, Cesária Évora e Tito Paris.
__________
Raquel Ochoa
O Vento dos Outros
Planeta Vivo, 15€









Raquel Ochoa
Bana-Uma Vida a Cantar Cabo Verde
Planeta Vivo, 34€ (inclui CD com mornas do cantor)

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.