Maria Antonieta Cruz | Eleições e Sistemas Eleitorais

1-De que trata este livro «Eleições e Sistemas Eleitorais – Perspectivas Históricas e Políticas »?
R- Este livro pretende ser uma reflexão em torno da representação parlamentar. Inclui um conjunto diversificado de perspectivas históricas e políticas enquadráveis no estudo científico dos sistemas eleitorais. Trata-se de contributos esclarecedores de algumas etapas do longo e lento processo de construção da participação eleitoral enquanto pilar da democracia, estudos que incidem em actos eleitorais locais, nacionais e europeus. São, ainda, abordados problemas actuais e candentes da democracia, tais como a indecisão eleitoral ou o voto estratégico. Colaboram historiadores, politólogos e sociólogos.

2-De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- A presente obra enquadra-se no já longo conjunto de trabalhos académicos de aprofundamento do estudo científico da qualidade da representação da qual depende, como é sabido, em grande parte, o aprofundamento da democracia e o fortalecimento da cidadania consciente.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Neste momento estou a preparar um estudo detalhado sobre as eleições na cidade do Porto na Primeira República estando a ultimar a análise socioprofissional dos 24.238 portuenses que compunham o eleitorado da cidade em 1915, isto é 12,5% dos seus 194.009 residentes.
__________
Maria Antonieta Cruz
Eleições e Sistemas Eleitorais-Perspectivas Históricas e Políticas
U. Porto Editorial

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.