Luísa Ducla Soares | Provérbios Ilustrados

1. O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Provérbios Ilustrados»?
R- Há muito que procedo a recolhas do grande tesouro que é a literatura oral tradicional. Já me debrucei sobre lengalengas, trava-línguas, adivinhas, canções de embalar, contos populares.
Com este livro procuro dar a conhecer às crianças e jovens alguns dos mais sugestivos ou curiosos provérbios portugueses Seleccionei-os pelo facto de não terem perdido a actualidade com o passar do tempo e de serem facilmente ilustráveis, pois considero a ilustração muito importante para a faixa etária a que se destinam. Apesar de os julgar bem acessíveis, anexo uma explicação como apoio para quem tiver dúvidas sobre a sua interpretação.

2. Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- A ideia primordial foi a de dar continuidade ao projecto de um conhecimento alargado do nosso folclore infantil e popular, que tem, a meu ver, o maior valor e me tem servido, vastas vezes, de inspiração.

3. Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Estou sempre a preparar algo de novo. Em geral, muitas coisas ao mesmo tempo.
Actualmente vou fazendo poemas, um pouco ao sabor da inspiração. Mas para mim, organizar um livro de poesia é muito diferente de meter mãos a uma obra em prosa, que vive da continuidade, de uma forma metódica e continuada de escrever.
A veia humorística do povo português sempre me cativou e vou coleccionando em revistas, almanaques e outras fontes de várias épocas piadas, anedotas, histórias faceiras que hei-de aproveitar.
Estou simultaneamente a preparar álbuns para os mais pequenos e a recolher elementos para uma obra que me foi encomendada: A História da Biblioteca Nacional contada às crianças e aos jovens. Trabalhei mais de 30 anos nessa instituição e continuo a trabalhar lá como voluntária, de forma que terei gosto em que esse livrinho figure entre os três milhões de documentos que foram a companhia diária de grande parte da minha vida.
__________
Luísa Ducla Soares
Provérbios Ilustrados
Civilização Editora, 10,99€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.