Susana André | Mitos Urbanos e Boatos

1- De que trata este seu livro «Mitos Urbanos e Boatos»?
É um trabalho de investigação que pretende desconstruir alguns dos maiores e mais conhecidos boatos e mitos urbanos de sempre. Desde o boato que inventou uma relação entre o actor Diogo Infante e o então candidato a Primeiro-ministro José Sócrates, ao rumor dos hambúrgueres de minhoca da McDonald’s, passando pelo mito urbano que diz que o cantor Carlos Paião foi enterrado vivo, o livro aborda dezenas de histórias falsas ou distorcidas e desmonta-as, muitas vezes com a ajuda dos seus protagonistas.

2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
Que os boatos podem ter consequências trágicas para os visados, como aconteceu, por exemplo, com o futebolista Calado. Os impactos do rumor de que mantinha uma relação com o cantor Melão foram tão grandes que o jogador se viu obrigado a deixar o Benfica e a abandonar o país com a família. O livro pretende alertar para o facto de todos nós sermos cúmplices na divulgação destas histórias falsas e responsáveis pelos efeitos que possam ter.


3 - Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
Por agora, voltei a dedicar-me exclusivamente ao meu trabalho na equipa da Grande reportagem SIC e estou a preparar um trabalho sobre emigração.
__________
Susana André
Mitos Urbanos e Boatos
A Esfera dos Livros

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.