A literatura e os seus géneros

Há noções que de tão repetidas julgamos dominá-las… mas nem sempre é assim e não raras vezes cometemos imprudentes erros. Um caso em que isso acontece com frequência é quando a conversa incide sobre literatura e ao falarmos de livros de que gostamos (ou que estamos a ler) confundimos o seu género.
É claro que para falarmos de livros numa roda de amigos não é preciso sermos especialistas, mas também não é necessário dizermos disparates facilmente evitáveis.
Vem isto a propósito de um livro editado recentemente e que pode ser uma preciosa ajuda para quem quiser saber um pouco mais sobre esta matéria. Trata-se “Os Géneros Literários – Narrativa, Teatro, Poesia”, da autoria de Yves Stalloni, professor catedrático na Universidade de Toulon.
De uma forma acessível e de consulta prática, Yves Stalloni dá ao leitor conhecimentos básicos sobre os vários géneros literários começando, precisamente, pela definição e delimitação da noção de género literário enquanto instrumento de descrição das formas literárias. A inclusão de pequenos excertos exemplificativos é uma das mais-valias desta pequena obra.
O autor passa em revista, de forma muito sucinta, a perspectiva histórica (não esquecendo Platão e Aristóteles), o debate teórico sobre ficção e não-ficção, e as discussões sobre as fronteiras dos géneros.
Já no que se refere aos três grandes géneros literários, Stalloni é mais incisivo. Relativamente à narrativa, explica os seus fundamentos e os elementos de definição, debruçando-se sobre o romance (e suas formas), sem esquecer a novela e o conto.
Apesar de a poesia ser considerada um género incerto, o autor explica o critério do verso e as várias formas de poesia, da lírica à poesia “sem verso”.
Por fim, um capítulo ainda dedicado ao muitas vezes esquecido teatro, definindo o género dramático e detendo-se nas definições de tragédia, comédia e drama.
Um livro de conteúdo intenso mas leitura fácil, que vale a pena (pelo menos) folhear.
_______________
Yves Stalloni
Os Géneros Literários – Narrativa, Teatro, Poesia
Publicações Europa-América, 20,27€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.