“Esse foi o dia que nunca mais consegui esquecer…”

Esta pequena obra de grande calibre leva o leitor a viver uma parte do percurso de um jovem republicano dos finais da monarquia, até à conclusão da Primeira Grande Guerra.
O confronto retratado entre personagens fictícias e reais imprime sem dúvida uma imagem que muitos livros de história - que se debruçaram ao pormenor nestes tempos difíceis- não conseguiram esclarecer a todos.
É impressionante como uma narrativa consegue, (baseada em factos reais e que ocorreram entre os dez anos após o dia do regicídio) dar vida a um jovem que vai combater para instaurar a república em Portugal, e, posteriormente defender a liberdade nas trincheiras noutro país. Isto tudo, enquanto carrega o fardo de ter desonrado a sua família, monárquicos, a de levar a vida de outra forma que não a que imaginava na adolescência, e os ideais que mudaram o rumo do nosso país. Rumo à República.
O leitor que queira ler um bom livro e conhecer mais sobre uma parte do passado de Portugal, de uma forma original, diferente dos manuais que tentam esclarecer o passado, terá neste romance um bom exemplar.
__________
José Jorge Letria
O Vermelho e o Verde
Planeta, 14,53€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.