Aprender não é horrível

Seja qual for o tema, a regra é só uma: não pode ser “uma grande seca”. Eis o “princípio filosófico” da Colecção Horrível, de que a Publicações Europa-América acaba de editar mais um volume, desta vez dedicado a um assunto de grande actualidade: o aquecimento global. Intitula-se precisamente “Planeta em Perigo” e integra a área “Ciência Horrível”.
Para quem já conhece a colecção, pouco há a acrescentar: mantém-se (e cumpre-se) o objectivo de provar aos mais novos que aprender pode ser divertido e cheio de humor, evitando a tão habitual reacção: “isso é uma seca!”
Para os que ainda não tiveram contacto com estes pequenos livros, basta dizer que são a prenda ideal para os miúdos da família (ou amigos) que passam horas a fazer jogos no computador ou a ver séries na televisão: entre uma série de dados (in)úteis, lá “passam” uns tantos conhecimentos sobre variadas matérias, personalidades históricas ou princípios científicos.
É o caso das “ondas de calor horríveis”: «Em 2007 os cientistas anunciaram que oito dos dez anos mais quentes alguma vez registados tinham acontecido nos últimos dez anos. Sabe-se também que as temperaturas médias globais tinham subido 0,74ºC nos últimos 100 anos. Não parece muito, mas o bom velho Planeta Terra é um pouquinho sensível às mudanças de temperatura. Se diminuis o controlo de aquecimento em apenas 6ºC obténs isto… outra idade do gelo. Aumenta o aquecimento em apenas 3ºC e podes derreter todo o gelo do Árctico. Adeus ursos polares».
E já agora, os miúdos podem também ficar a saber que é uma sorte o corpo humano conseguir arrefecer-se. «Se não conseguisse, poderias sofrer de dores de cabeça e confusão. As pessoas que ficam com demasiado calor deixam na verdade de suar. A pele delas fica pálida e azulada e podem vomitar ou ficarem cegas. Quando os corpos delas chegam aos 42ºC pode haver lesões cerebrais. Aos 45ºC a morte é certa.» É fácil, pois, perceber por que é que «os cientistas estão a ficar com calor e incomodados com o aquecimento do clima…»
Será suficientemente atractivo para lhes desviar, por momentos, os olhos do ecrã?
___________________

Nick Arnold e Tony de Saulles (ilustrações)
Planeta em Perigo
Publicações Europa-América, 9.33€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.