O lado oculto

Está tudo na cabeça: Um livro que nos relata a vida de um psiquiatra e de alguns dos seus doentes. Através de uma narração descritiva, Alastair Campbell ajuda-nos a ver, pensar e compreender "o mundo" das diferentes vidas/vitimas que o mais famoso psiquiatra de Londres Martin Sturrock acompanha semanalmente. O leitor vai mergulhar, página a página em mundos que jamais poderia pensar ou imaginar possíveis.
A angústia, o medo, agonia, o desespero, a tristeza mais profunda que leva qualquer ser humano a pensar que nem sempre o que fazemos na vida é importante, que nada tem valor e que por vezes não existem razões suficientes para vivermos.
Sabemos por experiência própria ou por relatos de amigos/familiares que existe em certas áreas da sociedade "corrupção", "manipulação" ou "abusos" de poder. No entanto, apesar das evidências, nada fazemos ou simplesmente preferimos ignorar ou não ver o que passa à nossa frente. Quantas vezes, aparecem sinais, olhares, silêncios, afastamentos ou até palavras que nos mostram que algo está errado e no entanto preferimos mantermo-nos cegos e surdos. São esses pequenos "sinais", o tempo, a dedicação e o amor a sua profissão que leva Martin Sturrock a ser o melhor e o mais requisitado dos psiquiatras em Londres.
Apesar de ser considerado o melhor, o leitor vai encontrar nos relatos dos seus pacientes, como ele também, muitas vezes no meio de uma tempestade, sem rumo, procurando a sua própria identidade. Ama e dedica-se tanto aos outros que esquece a sua própria família e quando tem de estar na presença deles, sente-se completamente perdido. Rapidamente Martin, vai entrar no desespero ao compreender que o seu casamento está em risco de desmoronar-se e que os segredos que guarda relativamente à sua vida profissional podem um dia vir a ser descobertos. Na luta constante para encontrar as soluções, respostas ou alternativas para os traumas dos seus pacientes, Martin vai descobrir que tem medo, sim medo da vida, do seu "eu", dos seus pensamentos, sensações, sentimentos e da sua própria família. Encontra-se perante uma luta interna constante para ele mesmo, conseguir sobreviver. No entanto, apesar de ser amado, admirado e desejado, Martin, nunca irá descobrir esses sentimentos "verdadeiros" de entre todos que fazem parte da sua vida.
___________________
Alastair Campbell
Está tudo na cabeça
Bizâncio, 16,15€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.