Pelas raízes do pensamento

Conhecer a Filosofia é percorrer-lhe os especuladores, decifrar os teóricos, vasculhar as ideias que defenderam, as deambulações mentais em que se perderam – ou ganharam.
A História da “disciplina” não é indiferente a este saber das grandes linhas do pensamento humano, os problemas enfrentados, os caminhos desbravados e os becos e armadilhas pendentes.
Um olhar do lado de cá, leia-se ocidental, nesta obra que “pode apenas servir como guia, pois fi-lo o mais breve que me foi possível”, como escreve o autor em prefácio da primeira edição.
O objectivo, explica, foi fazer uma abordagem “do ponto de vista da filosofia analítica”, uma “história necessariamente selectiva, com identificação das principais figuras e das preocupações intelectuais mais importantes na filosofia ocidental desde Descartes”.
O resultado aí está com a filosofia moderna como tema e por alvo aqueles que “não possuem um conhecimento especializado da filosofia analítica contemporânea”. Mas, acrescenta o autor, a resposta à pergunta sobre o que é a filosofia “só é persuasiva quando breve”. O índice da obra reflecte essa preocupação, aliada à clareza, o que se traduz num aparente esquematismo.
O índice vai, assim, da História da Filosofia e o surgimento da Filosofia Moderna ao pensamento de Wittgenstein, já na abordagem à fenomenologia e ao existencialismo.
Mas lá ficam o racionalismo, o empirismo, Kant e o idealismo, mais a Filosofia Política de Hobbes a Hegel, tocando em Marx e no utilitarismo, gerado no terreno do empirismo.
Útil, também, é a bibliografia que fecha o livro, de carácter explicativo sobre o valor de cada uma das referências, o seu significado e âmbito, organizada sequencialmente sobre os temas e autores abordados.
Uma boa ajuda para manter vivas as raízes do pensamento, que em termos curriculares tanto têm sido menosprezadas nas nossas escolas. Como se o conhecimento, em cada uma das suas vertentes e disciplinas, pudesse viver desligado de tudo o resto que emana da cabeça do homem…
___________________________
Roger Scruton
Breve História da Filosofia Moderna
Guerra & Paz, 18€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.