Nos meandros da economia internacional

Lembram-se de Dan Brown? E dos seus livros “O Código DaVinci”, “A Conspiração”, e outros? Pois a “Conspiração Octopus” lembra muito os romances daquele autor: tem o mesmo ritmo acelerado, capítulos pequenos, muitas personagens, muitos pontos de acção diferentes… e causa no leitor a imensa vontade de avançar página após página até descobrir o que se passa.
A principal diferença entre os livros de Dan Brown e este livro do Daniel Estulin é a temática. Enquanto Dan Brown foca a sua atenção em temas históricos e em grandes mistérios do passado, Daniel Estulin traz-nos uma questão muito mais actual e de que todos (infelizmente) ouvimos falar diariamente: a crise económica.
A economia mundial encontra-se à beira do colapso e a única pessoa que podia fazer alguma coisa para que isso não acontecesse é assassinada. Assim, é a irmã enlutada – Simone Casolaro –, o seu namorado – Michael Asbury – e um agente das forças especiais – Fitzgerald – que acabam por ficar em mãos com essa complicada tarefa, que envolve percorrer os muitos apontamentos de Danny, ver contas bancárias, pôr nomes de pessoas aos cargos por detrás da conspiração e até decifrar o que está escondido na “Comédia Divina” de Dante.
Organizações de que fazem parte as mais altas elites (Octopus); quantidades enormes de dinheiro desaparecido; crimes que vêm da 2ª Guerra Mundial; contas secretas; espionagem ao mais alto nível; corrupção, e a implosão do sistema económico mundial são temáticas que preenchem a narrativa.
Daniel Estulin, que também autor do best-seller internacional “A Verdadeira História do Clube Bilderberg” e de “Os senhores das Sombras”, continua nesta terceira obra a crítica às actuais formas de poder e a denúncia da maneira como as empresas e os poderosos põe e dispõem das estruturas do poder e da população em geral, sem quaisquer escrúpulos quanto aos efeitos que essas acções poderão ter a longo prazo.
Sem dúvida estamos perante um thriller de qualidade, que nos prende do princípio ao fim.
Assim, como já tínhamos escrito aqui em relação ao seu livro “Os senhores das Sombras”, o estilo vivo do autor constitui um forte apelo à leitura. Acresce a actualidade dos temas que aborda, correspondentes às grandes preocupações de todos em todo o mundo – que a crise é global. E como é global, nos termos da denúncia aqui formulada a estrutura do clube dedica-se a “sacar” tudo quanto é “rapinável”, independentemente da latitude e longitude.
Esperemos que Daniel Estulin continue a escrever livros deste nível… e num futuro próximo.
____________________
Daniel Estulin
Conspiração Octopus
A Esfera dos Livros, 23€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.