O Mensageiro de Chabor

Séc.XVI, o enigmático David Reubeni faz a sua aparição em Veneza, numa época renascentista marcada por uma exuberância cultural, artística e científica, mas também pela purificação religiosa, a chamada Inquisição. A passagem de David Reubeni pela Europa relatada e confirmada em vários documentos históricos, provocou algumas conversões ao judaísmo. Este romance relata-nos a existência de um homem que espalhou a esperança messiânica. Na época, entre os judeus e mesmo entre os cristãos falava-se do aparecimento de um homem que ia reconduzir a Israel o povo Judeu - o tão esperado Mensageiro da Esperança.
Este misterioso personagem apresenta-se como embaixador e irmão do rei José de Chabor, desconhecido reino situado nos confins da Arábia. General dotado de elevada inteligência, auto domínio, estratega e conhecedor da arte da guerra, assume-se como um enviado cuja missão é reunir os judeus da Europa e criar uma armada judaica de combate. Este exército deverá libertar a terra de Israel do domínio otomano e aí instalar o reino judaico.
Para isso necessita de aliados e patronos, munido de cartas de apresentação do rei de Chabor percorre a Europa, começando em Veneza, passando por Portugal, França e novamente Veneza.
A sua estratégia passa por conseguir um pacto judaico-cristão que deve submeter ao consentimento do Papa Clemente VII. Precisa da aliança do chefe da Igreja e das suas cartas de recomendação para pedir apoio ao rei de Portugal, D.João III.
A sua missão é colocada em risco por causa da reacção delirante de Diogo Pires, conselheiro do rei de Portugal, que se converte ao judaísmo. Devido a esta reacção, David Reubeni vê-se forçado a abandonar Portugal e a relançar novamente o projecto de reconquista de Jerusalém perante o Papa, mas Roma tinha sido tomada pelo Imperador Carlos V e o Papa confinado no seu domicílio.
Conseguirá David realizar o seu projecto, para o qual se diz ser o escolhido?
Conseguirá escapar às conspirações obscuras de que é alvo?
Ou será travado pelo cerco da Inquisição?
__________
Marek Halter
O Messias
Bizâncio, 15€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.