O outro lado da pobreza

Através do livro Bombaim, a autora Thrity Umrigar leva-nos a reflectir sobre aspectos do quotidiano que poucas pessoas poderiam pensar ou imaginar. É tão pouco comum um livro, relatar-nos a história de duas mulheres com vivencias, necessidades e sonhos tão diferentes.
Uma com o nome de Sera, que faz parte da classe media-alta e a outra Bhima, uma simples empregada domestica que trabalha para Sera.
Sera, vai nos mostrar o lado rico, poderoso de uma família com dinheiro e influencia na sociedade. No entanto por detrás de tanta ostentação, Sera é apenas uma mulher que teve como único sonho ser amada e aceitada incondicionalmente pelo marido e sua família. Apesar de ser uma mãe dedicada, amorosa, amiga do seu próximo, Sera esconde perante todos a profunda mágoa e tristeza de não ser amada e ainda por cima ser espancada pelo próprio marido.
Quanto a Bhima, apesar de ser pobre e viver num bairro de lata, lute diariamente para que nada possa faltar a sua netinha que tanto ama. Apesar das diferentes classes sociais, Bhima a empregada, vai durante anos estar unida e ser a confidente de Sera.
Apesar de estar eternamente grata a patroa por esta, estar a pagar os estudos da sua netinha Maya na universidade, Bhima vai ter de lutar contra os seus princípios e ideias levando assim a uma separação entre as duas.
Um dia Bhima compreende que nem todo o dinheiro pago pela Sera, e nem todos os favores devem ser retribuídos. Ao descobrir quem é o responsável pela gravidez da netinha que durante meses sera escondido de todos, Bhima vai entender que apesar do tamanho limitado do seu mundo, este ainda vai ficar mais pequeno e incerto ao confrontar o seu pior inimigo.
______________
Thrity Umrigar
Bombaim a Um Mundo de Distância

Editorial Presença, 19.90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.