Gato na Lua: a nova editora de álbuns ilustrados infantis e juvenis


Paulo Monteiro, o editor da Gato na Lua, desvenda os projectos da nova editora que assume pretender "contribuir para momentos divertidos e para uma educação estética das crianças". E promete surpresas para 2012.

1 - Como descreve o projecto editorial que está na génese da Gato na Lua?
R - A Gato na Lua é uma editora especializada na edição de álbuns ilustrados de grande qualidade destinados a crianças e jovens. O nosso público-alvo situa-se essencialmente entre os 3 e os 10 anos. Este projecto de criação de uma editora pequena e independente nasceu após o fim da minha colaboração com a Ambar onde fui responsável por esta área de edição durante 18 anos. Com a saída do mercado editorial deste player, achei que havia espaço no mercado português para uma nova editora especializada na área infantil e que esta seria uma boa oportunidade para dar continuidade ao meu trabalho, agora com a minha própria chancela. Tendo eu o gosto pela edição destinada aos mais pequenos, toda uma experiência acumulada e uma linha editorial que era reconhecida e apreciada pelos pais, educadores e crianças, decidi avançar com a Gato na Lua em Março deste ano.

2-Em termos de géneros ou áreas temáticas, quais vão ser as principais apostas da editora?
R – Os álbuns ilustrados são o centro da edição da Gato na Lua. Através dos nossos livros pretendemos contribuir para momentos divertidos e para uma educação estética das crianças. Apostamos em criadores premiados, com reconhecimento internacional e que representem várias expressões plásticas. Os nossos autores e ilustradores falam línguas diferentes entre si, possuem referências e imaginários distintos, e partilhamos com as crianças essa cultura de diversidade, através dos seus textos e imagens. Desta forma, os nossos leitores adquirem uma maior consciência, não só da linguagem e da arte, mas também de valores essenciais e do próprio mundo. Daí termos inaugurado o nosso catálogo com o livro “O meu balão vermelho”, de kazuaki Yamada, um autor e ilustrador japonês. A diversidade da origem e vivência dos nossos autores vai desde a Grécia à Inglaterra, de França a Itália, da Suíça ao Egipto ou dos Estados Unidos ao Japão.

3-Para os próximos meses, que títulos ou autores têm em carteira para surpreender e conquistar os leitores portugueses?
R – Após as férias de Verão, iremos  publicar no mês  de  Setembro  o livro “O que é o amor?”, de Davide Cali  e ilustrações de  Anna Laura Cantone. Este é um livro muito divertido, cheio de humor, sobre uma temática que desperta uma enorme curiosidade nas crianças. Para a época natalícia iremos publicar o título “O Gato das Botas”, de Ayano Imai. Este é um clássico de Perrault revisitado através de magníficas ilustrações desta jovem ilustradora de origem japonesa. Este livro tem sido muito elogiado em todos os países onde foi publicado e estamos certos que constituirá uma excelente prenda de Natal para qualquer criança e adulto amante de belas obras. Em 2012 iremos alargar o nosso catálogo a autores e ilustradores portugueses, com várias surpresas a anunciar oportunamente.
__________

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.