Sérgio Luís Carvalho | O Segredo de Barcarrota

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «O Segredo de Barcarrota»?
R-Não me é fácil responder. Ainda que já se tenham passado meses desde que o concluí, não fiz o necessário desmame, sobretudo agora que estamos em plena fase de lançamento. “O Segredo de Barcarrota” é um romance que percorre alguns dos temas a que sempre me tenho dedicado: a memória e o seu peso, as marcas do passado, a coerência (ou falta dela) dos homens acossados, as escolhas difíceis…
Porém, este romance é o primeiro em que, apesar de o enredo e a principal personagem ser estrangeiro, há uma relação constante quer entre o espaço nacional (Olivença e Évora) e o espaço forasteiro (Barcarrota e Llerena) quer entre personagens, já que, no meio de vários castelhanos, há uma das principais personagens que é portuguesa. De algum modo posso dizer que, retomando velhos temas, introduzi novidades não só na forma mas também no contexto histórico.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-Um mail. Um mail recebido numa tarde de 2009 e oriundo da Cátedra de Estudos Sefarditas. Nesse mail eu era convidado para uma palestra em Lisboa sobre um estranho achado descoberto em Barcarrota em 1992. Na verdade, nesse ano, um pedreiro, ao fazer obras numa casa ancestral da vila espanhola de Barcarrota (perto de Olivença, ao tempo portuguesa), descobriu algo oculto no interior de uma parede. Essa descoberta alterou a vida e o património da vila, e leva-nos ao ano de 1557.
Os factos do meu romance, bem como a maioria das personagens são, assim, históricos. Contudo, não poderei aqui revelar o que estava oculto nessa parede. Convido a ler o livro ou a irem à Universidade da Extremadura, onde esse achado quinhentista está depositado e conservado.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Encontro-me a escrever um novo romance do qual, como se compreenderá, não quero dar pormenores. Apenas posso revelar que a ação decorre na Londres do início da era vitoriana, que envolve exilados liberais portugueses, anatomistas e pequenos delinquentes ingleses. Também é baseado em factos reais.
__________
Sérgio Luís Carvalho
O Segredo de Barcarrota

Oficina do Livro, 15,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.