Uma janela diferente – Outra perspectiva

Neste livro são descritas as vivências de Mário e Pedro Patrocínio, durante a sua estadia no Complexo do Alemão. Mostram e relatam o dia-a-dia como se fosse um diário documentado da vida de uma favela, pretendendo mostrar que entre criminosos e traficantes, o complexo também está repleto de moradores dotados de sonhos, ambições e esperanças.
Mário e Pedro Patrocínio pretenderam assim, abrir uma janela que mostrasse também o lado do complexo mais humano, um lado cujas ambições e esperanças acabam por muitas vezes cair por terra, na medida em que o complexo acaba por ser visto na mesma proporção que é rotulado. Ao abrir esta janela, tentaram fazer mais por cada pessoa que lá habita e não deixa de ser exactamente igual a todos nós. Uma pessoa honesta, hospitaleira, trabalhadora, sofrida e sonhadora. Pessoas cujas vidas muito sofridas e sempre difíceis, não apagam as alegrias e a força de viver. Nem só de tragédias é feito o complexo, mas também de alegrias, convívios e festas. E tudo muito por causa da extraordinária força e capacidade de viver que essas pessoas detêm.
Um livro muito interessante, sem ficção, com descrições detalhadas que nos proporcionam uma visão imaginária do local e da acção que nele ocorre. Fotos de registos de momentos complementam o que no livro nos descrevem, mostrando a realidade que acontece no complexo. No final do livro resta-nos a vontade de ler e saber mais.
____________
A história de Mário e Pedro Patrocínio de Ricardo Martins Pereira
Complexo - Universo Paralelo
Editorial Presença, 12,00€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.