À procura do Tesouro dos Templários

A História tem mistérios, heróis e lendas que se perpetuam, mantendo viva a chama da curiosidade e alimentando cultos e estudos ao longo dos séculos. A Ordem dos Templários é um desses casos.
Não há com certeza alguém que desconheça, pelo menos superficialmente, a existência dessa poderosa ordem militar e religiosa que nos séculos X e XI fez da “espada e da colher de pedreiro” as suas armas e conquistou poder na europa e terras no Oriente.
Os monges guerreiros desafiaram reis e foram implacáveis na guerra. Fizeram alianças improváveis – tentaram juntar-se aos mongóis para assegurarem a sua permanência na Terra Santa –, teceram uma intrincada teia de influências, ficaram associados a terríveis massacres (entre eles a barbárie cometida durante a tomada de Jerusalém), deixaram indeléveis marcas na arquitetura, na cultura e nas ordens socioprofissionais, arrecadaram bens de toda a ordem. E, sobretudo, somaram ódios e suscitaram a ira de Filipe IV, o Belo, que lhes declarou uma guerra implacável ao tentar combater um Estado dentro do Estado francês. Lutaram e morreram pela fé, na convicção de que partiam para um outro estado de consciência.
Desde então, o fascínio por esta Ordem tão controversa nunca mais parou. A demanda pelo Santo Graal continua a alimentar todo o tipo de interpretações e muitos mantêm a convicção de que o tesouro dos Templários é uma realidade.
Isso mesmo defende Jacques Rolland, considerado um dos maiores especialistas franceses da Ordem do Templo, e de quem acaba de ser publicado “O Verdadeiro Tesouro dos Templários”.
O autor é categórico: “Existe efetivamente um Tesouro. Nem os historiadores clássicos nem os autores de histórias imaginárias pensam sequer em contestá-lo. Em contrapartida, ao arrastarem os leitores por caminhos demasiado banalizados nenhum apresenta provas da sua existência.”
Após um profundo trabalho de investigação que se prolongou por uma década, Jacques Rolland apresenta nesta pequena obra hipóteses que considera “muito sérias” da existência do Tesouro, explicando as circunstâncias e acontecimentos que propiciaram o nascimento da Ordem em França e a sua tentativa de permanecer, por todos os meios, nas terras do Oriente.
Dividido em cinco partes, o livro tem cerca de duas centenas de páginas que se leem com grande interesse.
_______________________
Jacques Rolland
O Verdadeiro Tesouro dos Templários
Publicações Europa-América, 20€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.