Helena Vasconcelos | Humilhação e Glória


1- De que trata este seu livro "Humilhação e Glória"?
R- "Humilhação é Glória" é um livro que refere a vida de algumas mulheres singulares, importantes, fascinantes e excitantes. Mas não é um livro sobre mulheres. Ou antes: não é um livro "só" sobre mulheres.

2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- Os leitores farão tantas leituras quantas as que desejarem. Nesta altura, em particular, espero no entanto que estabeleçam ligações  entre a situação absurda e penalizante imposta às mulheres durante um larguíssimo período da História e todos os regimes políticos, sociais, económicos e até "afectivos" que restringem a liberdade e aumentam o fosso da desigualdade entre géneros, entre raças, entre castas, entre sociedades, etc. Ainda há bem pouco tempo as mulheres eram consideradas como uma espécie inferior, “incapazes” de levarem a cabo um sem número de actividades e trabalhos – havia mesmo "provas" pseudo-científicas a corroborar estas teorias. Felizmente, esses disparates foram desmistificados. Mas, infelizmente,  existem sempre outros, a ressurgir.

3- Como surgiu o seu interesse pelo estudo de mulheres notáveis e da suas intervenções políticas, literárias, artísticas ou cívicas?
R- Interesso-me, e sempre me interessei, pela força, inteligência e energia de quem não se conforma com a injustiça, a iniquidade, a ignorância e faz mudar, para melhor, o estado das coisas, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e próspera. Muitas mulheres o têm feito e continuam a fazer. Muitos homens, também.
__________
Helena Vasconcelos
Humilhação e Glória
Quetzal, 15,50€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.