Um homem é a sua história

Sveva Casati Modignani é uma escritora que dispensa apresentações e agora está de volta, com o seu novo romance, “Mister Gregory”. Reconhecida como a grande senhora do bestseller italiano, tem livros traduzidos em 20 países, tendo já vendido 11 milhões de exemplares. “Baunilha e Chocolate”, “Desesperadamente Giulia”, “A Siciliana”, “6 de Abril de 96” e “A Viela da Duquesa” são apenas algumas das obras mais conhecidas da autora.
Sveva tem por hábito contar-nos histórias de vida. De pessoas comuns com histórias extraordinárias. É sempre magnífica a maneira como somos envolvidos nas histórias das personagens, como nos identificamos com elas por mais diferentes que sejamos. É sempre interessante seguir as alegrias e as tristezas, as lutas – que se vencem ou que os vence –, os amores e os desamores. Em “Mister Gregory” as características mantêm-se mas a personagem principal é completamente diferente: um homem. Pela primeira vez na sua longa carreira, Sveva Casati Mondignani abandona as personagens femininas, as grandes mulheres, e escreve sobre um grande homem.
Gregorio Caccialupi é um menino pobre das aldeias junto ao rio Pó, que vive rodeado pela miséria, pelas dificuldades económicas da família e dos vizinhos, dos abusos do fascismo e dos trabalhos duros da população da sua aldeia. Perante uma mãe doente com tuberculose e um pai que não sabe o que fazer para ajudá-la, Gregorio decide que quando for grande quer ser alguém na vida.
No entanto, ser alguém na vida não é tarefa fácil – mas Gregorio também não é um rapaz fácil. Sente-se traído pela mãe, pelo pai e pelas voltas que a vida deles deu. Desde cedo abandona a escola e começa a trabalhar. É através desta sua vontade de ser alguém que seguimos a(s) sua(s) história(s), em Itália e nos Estados Unidos.
Gregorio é um rapaz bonito, inteligente, afável, fiel – e a sua vida também é constituída pelas mulheres que fizeram parte dela… tenham sido namoradas, amantes ou casos passageiros, todas têm direito a uma recordação.
Consoante sobe na vida, Gregorio passa a Mister Gregory mas, como descobre tarde demais, quando se está topo a queda é maior.
“Mister Gregory” não desilude os fãs de Sveva e é, sem dúvida, uma lufada de ar fresco… desta vez temos homem!

_________________
Sveva Casati Modignani
Mister Gregory
Porto Editora, 16,60€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.