A chave da (nova) vida

"Extremamente alto e Incrivelmente perto" é o mais recente livro de Jonathan Safran Foer editado no nosso país. O autor tem já publicado em Portugal os romances "Está tudo iluminado" e "Comer animais", tendo os seus livros sido já traduzidos em trinta e seis línguas. Recebeu o National Jewish Book Award e o Guardian First Book Award pela obra "Está tudo iluminado".
O livro "Extremamente alto e Incrivelmente perto" chega a Portugal na mesma altura da sua adaptação cinematográfica. O filme conta com as interpretações de Sandra Bullock, Tom Hanks, Max von Sydon e do pequeno Thomas Horn. A película foi nomeada para os Óscares na categoria de melhor filme e melhor actor secundário (Max von Sydon).
Oskar Schell não é o típico rapaz de nove anos. Auto-intitula-se inventor, francófilo, tocador de tamborim, actor shakespeariano, joalheiro e pacifista, características especiais que aumentam exponencialmente quando o rapaz perde o pai no atentado terrorista de 11 de Setembro.
Tudo começa quando Oskar descobre uma chave perdida no guarda-fatos do pai e se convence que esta foi deixada pelo pai como uma pista para as expedições que costumava organizar para ele. Assim, Oskar, parte numa busca que o levará a visitar todos os Black's que existem nas cinco zonas de Nova Iorque, com o intuito de descobrir a fechadura que a chave abrirá.
Jonathan Safran Foer cria uma história inspiradora e comovente que liga os atentados do 11 de Setembro ao sentimento de perda de uma criança. A maneira como é escrito é inovadora e somos frequentemente deparados com imagens que apoiam o desenrolar da história.
Sentimos com Oskar as suas incertezas, os seus receios, a sua revolta, o seu amor. Apaixonamo-nos pela maravilhosa história da avó de Oskar e do seu inquilino. Não ficamos indiferentes ao Senhor Black, que acompanha Oskar, nem a todos os outros Black's que o miúdo visita e que parecem ter uma história de vida tão interessante e comovente como a dele.
Como diz a crítica da The Oprah Magazine, "Extremamente alto e Incrivelmente perto" é «Um romance divertido, sábio, de uma profunda compaixão, que vai renovar a fé dos leitores no facto de o livro certo no momento certo ainda ter o poder de mudar o mundo».
_________________
Jonathan Safran Foer
Extremamente alto e Incrivelmente Perto
Bertrand Editora, 16,50€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.