O poder curativo do Havai

"Os descendentes" é o primeiro romance de Kaui Hart Hemmings, embora a autora tivesse anteriormente publicado o livro de contos "House of the Thieves" (ainda não foi publicado em Portugal), que lhe concedeu alguma notoriedade.
O romance foi nomeado para a categoria de Melhor Livro do ano pelo San Francisco Chronicle, traduzido em 14 línguas e, entretanto, adaptado para cinema.
A adaptação cinematográfica ficou a cargo de Alexander Payne, sendo o papel principal protagonizado pelo conhecido actor George Clooney; os papéis das filhas foram entregues às pouco conhecidas Shailene Woodley e Amara Miller. O filme ganhou um Óscar na categoria de Melhor Argumento Adaptado, tendo estado nomeado em mais quatro categorias.
Matthew King é advogado, um dos homens mais ricos do Havai, está bem casado e tem duas filhas preciosas – ou assim pensava até a sua mulher sofrer um acidente que a deixou em coma.
Perante esta nova situação familiar, Matt vê-se obrigado a desempenhar um papel que lhe é completamente estranho: cuidar das filhas e da casa. Além de todas as dificuldades que se esperava que enfrentasse com a mulher no hospital, a sua tarefa é ainda mais difícil porque Matt nunca dedicou tempo a conhecer as filhas. A sua vida dá uma volta ainda maior quando descobre que a mulher não era tão feliz como pensava e que tem um segredo que ele preferia não ter descoberto, muito menos agora.
Kaui Hart Hemmings apresenta-nos um romance com uma carga dramática muito alta, mas o leitor não a sente dessa forma. Não somos confrontados com um drama hospitalar, temos um equilíbrio perfeito entre os momentos que todos passam no hospital com a sua procura e redescoberta da vida numa viagem pelo encantador Havai.
As personagens são honestas e engraçadas, revelando ao mesmo tempo o seu receio e o quanto estão assustadas com a nova situação. É fácil uma pessoa gostar delas e torcer por elas. As raparigas mostram-se fortes, têm mecanismos de defesa pouco comuns em miúdas daquela idade, mas são também frágeis e só procuram um pai que toma conta delas.
Esta é uma história contada em camadas sobre a perda, a aceitação, a descoberta e os primeiros passos para uma nova vida. "Os descendentes" é um livro que se recomenda.
____________________
Kaui Hart Hemmings
Os Descendentes
Editorial Presença, 16,50€



Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.