Segredos da vida íntima de uma mulher

“Vida Privada” valeu a Jane Smiley não só mais um prémio na sua carreira mas também a proeza de bisar o Pulitzer, galardão já conquistado em 1992 com “A Thousand Acres” (que será publicado este ano, igualmente pela Civilização).
Além de premiado, o livro foi bastante elogiado pela crítica – o “Guardian” considerou-o uma obra-prima –, e muito justificadamente. O romance entranha-se sub-repticiamente no espírito do leitor, provocando não propriamente uma leitura compulsiva mas reflexiva, obrigando a paragens para meditação e permanecendo na mente muito após o seu fim.
“Vida Privada” tem como balizas temporais o final do século XIX e a II Guerra Mundial. Espacialmente, a acção decorre sobretudo nos Estados Unidos, especificamente na Califórnia e em St. Louis, embora com saltos à Europa em guerra.
A história centra-se na vida íntima de Margaret Mayfield, uma solteirona “devoradora” de livros que só aos 27 anos recebe uma proposta de casamento, já as irmãs mais novas estavam casadas e com filhos. Parece uma dádiva dos céus, numa idade considerada na época já tardia, ainda para mais vinda do homem mais famoso da sua pequena vila do Missouri: o capitão Andrew Jackson Jefferson Early, oficial da marinha e astrónomo, com estudos realizados não só em universidades norte-americanas como europeias.
No entanto, o “golpe de sorte” que bafejou Margaret, nas palavras de sua mãe, cedo perde o brilho. Desde que o casal se instala na base naval onde Andrew está colocado, nas imediações de São Francisco, Margaret compreende que o marido não é quem ela julgou: o seu ego é do tamanho do Universo que estuda, e nada nem ninguém pode atrapalhar a ambição de provar as suas teses.
Como era norma na época, Margaret acompanha-o em todas as fases, abdicando de si, dos seus sonhos e aspirações, vivendo em função das suas obsessões. Mas com o eclodir da II Guerra Mundial, o comportamento de Andrew torna-se perigoso e as consequências acabam por ser dramáticas para terceiros, levando Margaret a pôr em causa o percurso de uma vida.
___________________
Jane Smiley
Vida Privada
Civilização Editora, 17,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.