Diga não ao cruel comércio da morte.

Um dia naquele solstício de Inverno


Um ano depois de "Mister Gregory", Sveva Casati Modignani está de volta com "Um dia naquele Inverno". Desta vez a autora visitou Portugal para a apresentação do novo livro, que contou com diversas sessões de autógrafos e até um jantar com os fãs mais fervorosos.
Sveva dispensa apresentações: é reconhecida como a grande senhora do bestseller italiano, tem livros traduzidos em 20 países, tendo já vendido 11 milhões de exemplares. “Baunilha e Chocolate”, “Desesperadamente Giulia”, “A Siciliana”, “6 de Abril de 96” e “A Viela da Duquesa” são apenas algumas das obras mais conhecidas da autora.
Em "Um dia naquele Inverno", voltamos às personagens femininas, aos seus amores e desamores e às suas lutas internas.
Léonie é uma mulher bem casada, com uma família que adora e com uma vida profissional que a satisfaz inteiramente na fábrica de torneiras da família. No entanto, tem um segredo: um dia por ano em que vive outra vida, com outro homem. Todos os 22 de Dezembro, Léonie tira um dia para si própria e viaja até Varenna para passar o dia com Roger Bastiani, o homem que conheceu por acaso e com quem contacta exclusivamente nesse dia, no Hotel du Lac.
Trezentos e sessenta e quatro dias por ano, Léonie é feliz mas aquele dia perto do final do ano leva-a sempre a pensar "e se…?". Este acaba por ser o maior dilema da personagem até que chega um ponto em que terá de optar: ou o marido, que sempre esteve ao seu lado, ou Roger, o homem que ama uma vez por ano.
Contudo, não é só de Léonie que vive o livro e até são as histórias secundárias que se revelam as mais interessantes e aquelas por que ansiamos saber mais. Como é costume, somos levados a conhecer o passado de todos os que rodeiam a personagem principal e acaba por ser a história de amor de Bianca e Amilcare Cantoni (os avós do marido) a mais bonita e comovente.
As relações entre a família Cantoni e a integração de Léoni é também um elemento muito bem conseguido, em que conseguimos sentir genuinamente o afecto que existe naquela família e entre as gerações.
"Um dia naquele Inverno" não é dos livros mais marcantes de Sveva, mas é uma belíssima história que nos prende da primeira à última página.
___________________________
Sveva Casati Modignani
Um dia naquele Inverno
Porto Editora, 16,60€