José Teles Lacerda | A Vingança das Vagas


1-O que representa, no contexto da sua obra o livro “A Vingança das Vagas”?
R-Sendo uma obra de estreia, “A Vingança das Vagas” será sempre um emotivo passo pioneiro. A condição de primogénita filha única impossibilita a sua contextualização, relativamente ao percurso criativo do autor. Como assumido agente paternal, apenas posso afiançar que este livro provocou as sensações inerentes aos audazes mergulhos no escuro. Comecei por palpar a forma das palavras e descobri-me a moldar personagens e a erguer enredos. De certa forma, o livro sabe a um primeiro beijo. A consumação de reprimidos afagos. A concretização de um desejado devaneio.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-O romance “A Vingança das Vagas” brotou do fértil conceito de oceano. A enormidade do mar e a imensidão da imortalidade emaranhadas num intenso esforço de unificação.
No início, estabeleci que no ventre das vagas vogariam fatais criaturas vingativas. Contudo, como as sereias e os cavaleiros de Neptuno assumiram ser entidades irreais, foi necessário acrescentar a persistente voz narrativa de um idoso e a insaciável curiosidade da fantasia de uma criança. Inesperadamente, sem saber como, fiquei rodeado de fascinantes entidades atormentadas. Uma multidão de almas condenadas exigia participar na narrativa. Em silêncio, suplicavam pela castigadora acometida de femininas criaturas lendárias. Após a conclusão da obra, verifiquei que tinha libertado um intenso aluvião de sentimentos. Eu, José Teles Lacerda, estava emocionalmente desnudo.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Neste momento estou a escrever um romance pautado pelas regras do fantástico. A narrativa fala de corajosos combatentes loucos. Aos poucos, as páginas estão a ficar repletas de vísceras e sangue. Contudo, no seio da bizarra irracionalidade da besta chamada guerra, existe uma personagem que vai encontrar a sua remissão. Entre os cadáveres e os escombros, nascerá uma grande paixão.
__________
José Teles Lacerda
A Vingança das Vagas
Esfera do Caos, 17,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.