Férias entre tachos

A recuperação do prazer da mesa é uma tendência cada vez mais forte e não só em Portugal. Constata-se no êxito de programas televisivos ou de livros da autoria de chefs famosos. Recentemente chegou também à ficção.
É o caso de O Livro dos Sabores Perdidos, de Nicky Pellegrino, autora com vários romances publicados em Portugal. Filha de um emigrante italiano que passou à família o gosto pela comida do seu país de origem, Nicky não só aproveita as férias para descobrir as excelências das raízes paternas como para encontrar inspiração para os seus livros, muitos deles com Itália como cenário.
 O seu mais recente romance publicado entre nós é um exemplo cabal. Um enredo simples mas agradável, decorrendo numa pequena vila siciliana, onde entre tachos quatro mulheres tentam encontrar um novo rumo para as suas vidas. O típico livro ideal para ocupar os dias descontraídos das férias de verão. E no final não faltam, sequer, algumas receitas para despertar as papilas gustativas dos leitores mais entusiastas.
Luca, um homem com um segredo que assombra a sua vida regressa à terra natal e funda uma escola de culinária. Ali recebe grupos de alunos a quem ensina as velhas e deliciosas receitas da avó, mostra a beleza da paisagem de vinhas e olivais, revela produtos e produtores.
Mantém um quotidiano calmo e dentro da estratégia planeada, até receber um novo grupo que vai virar a sua vida do avesso. São quatro mulheres muito diferentes entre si, cada uma delas especial à sua maneira: Poppy, uma jovem australiana recém-divorciada; a norte-americana Valerie, que tenta sarar a ferida da perda do seu companheiro; e as inglesas Moll e Tricia, que de comum apenas têm a nacionalidade e a proximidade de idades: a primeira quer aprender tudo o que puder sobre cozinha italiana, enquanto a segunda, uma advogada de sucesso, foge dos tachos como diabo da cruz.
A estadia na escola de culinária alterará profundamente a vida de cada uma delas – e do incauto professor.
Nicky Pellegrino confirma n’ O Livro dos Sabores Perdidos a mestria e domínio do género que tinha já revelado em anteriores livros, como As Raparigas da Villa, Caffè Amore ou A Noiva Italiana.
Um livro sem pretensões, que proporciona agradáveis momentos de diversão.
________________
Nicky Pellegrino
O Livro dos Sabores Perdidos
Asa, 16,90€


Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.