O valor da lentidão

O mundo dos porquês é característico da infância, mas mal fazem os adultos ao abandoná-lo. A curiosidade, a constante insatisfação com as certezas feitas ajudar-nos-iam a compreender a vida de uma maneira mais inteligente, sobretudo se mantivéssemos a vontade de observar e de nos interrogarmos sobre o que vemos.
“Por que é tão lento o caracol?”, perguntou um dia Daniel ao avô Luis Sepúlveda. O escritor chileno, assumindo não possuir resposta para tão difícil questão, prometeu no entanto dar-lha um dia. A resposta surgiu agora, sob a forma de um pequeno livro intitulado História de um caracol que descobriu a importância da lentidão.
Sepúlveda une-se uma vez mais ao ilustrador Paulo Galindro (responsável pelas ilustrações de História de um gato e de um rato que se tornaram amigos) e regressa ao convívio dos leitores mais jovens para lhes falar de valores tão importantes como a amizade, a coragem ou a liberdade.
Na sua escrita límpida e eloquente, Sepúlveda narra a história de um caracol inconformado com as certezas de sempre de um estilo de vida pachorrento e igual, e desafiado parte à procura de respostas: por que não têm nome os caracóis? E por que são tão lentos?
Ao longo da sua lenta viagem conhece o verdadeiro sentido da amizade através de uma coruja e de uma tartaruga, que o auxiliam com as suas sabedoria e memória.
E compreende que coragem não significa não ter medo, mas vencê-lo. É o que faz um rebelde, nome com que é baptizado e que prova merecer ao fazer frente às suas fraquezas e dúvidas para conduzir a comunidade de caracóis até um novo lar.
Lenta, lentamente, a viagem não é isenta de perigos. Nem todos chegam, nem todos confiam. Mas ao acordarem no novo país do Dente-de-Leão e elogiarem o líder, Rebelde oferece-lhes a resposta mais sábia: a vitória estava dentro deles, por tanto a desejarem.
Sem falsos moralismos ou dogmas, e de uma forma divertida, Luis Sepúlveda leva o leitor a reflectir sobre valores tão essenciais quanto menosprezados nos tempos apressados que correm… sem a lentidão necessária à vida.
________________
Luis Sepúlveda
História de um caracol que descobriu a importância da lentidão
Porto Editora, 13,30€


Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.