Ana Gil Campos | A Segunda Pele da Acácia Mimosa


1-O que representa, no contexto da sua obra o livro “A Segunda Pele da Acácia Mimosa”?
R- A Segunda Pele da Acácia Mimosa é o meu primeiro romance que se vem juntar a vários textos que já escrevi, assim como a alguns contos e poemas. A Segunda Pele da Acácia Mimosa começa assim: “Nesta altura não sei quase nada. Não sei o que vou encontrar, se vou encontrar alguma coisa, mas necessito, anseio por mudar, por descobrir aquilo que sei existir.” É assim que me vejo como escritora e como qualquer pessoa curiosa pela vida se vê. É esta procura por descobrirmos aquilo que sabemos existir que nos faz sonhar, agir e progredir.

2-Qual é a ideia que esteve na origem deste livro?
R- A Segunda Pele da Acácia Mimosa conta a história da Sara, uma maçona do século XXI que descobre o verdadeiro segredo maçónico. A ideia surgiu da curiosidade em querer saber mais sobre a maçonaria, especialmente sobre a maçonaria feminina que é menos comentada. Quis afastar a cortina que a comunicação social incute à maçonaria e aprofundar os meus conhecimentos. Assim, iniciei a investigação sobre a maçonaria portuguesa e também sobre a maçonaria a nível mundial. Percebi como nasceu a maçonaria, a sua história, os seus objetivos, a sua organização, como funcionam as reuniões e como são as vidas dos maçons e das maçonas fora da maçonaria. Foi a partir desta investigação que nasceu o romance A Segunda Pele da Acácia Mimosa. Além disso, fiquei a saber qual é o verdadeiro segredo maçónico porque este existe realmente e, no romance, a Sara descobre-o revelando-o aos leitores.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento.
R- Neste momento estou a escrever o meu segundo romance pelo qual já me encontro apaixonada. Além disso, continuo a publicar no meu Blogue anagilcampos.blogspot.com reflexões, contos e poemas da minha autoria. Costumo dizer que o meu blogue é a minha casa da escrita e a sala de leitura para quem nele se sentir bem.
__________
Ana Gil Campos
A Segunda Pele da Acácia Mimosa
Chiado Editora, 14€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.