Sonhos e frustrações

Os interessantes é a mais recente obra de Meg Wolitzer e chega a Portugal depois de ter sido considerado o melhor livro de 2013 pelo The New York Times, The Washington Post e o The Telegraph.
Em Portugal, Os Interessantes é o segundo livro da autora, depois de A Mulher, editado em 2009. Dois dos seus romances foram já adaptados ao cinema, em colaboração com Nora Ephron e Diane Keaton.
Meg Wolitzer estudou Escrita Criativa no Smith College e é licenciada pela Brown University. A autora norte-americana tem uma extensa carreira literária aclamada pela crítica, o que lhe conferiu um dos lugares de topo na literatura contemporânea americana.
Como descrever Os Interessantes sem cair no óbvio? Magnificamente bem escrito, transforma uma história que poderia ser banal num romance absolutamente cativante e num ritmo que prende o leitor da primeira à última página. É, sem dúvida, um livro muito interessante.
Tudo começa com um grupo de seis amigos (Jules, Cathy, Jonah, Ash, Ethan e Goodman) num acampamento de verão para jovens artistas, durante o qual todos partilham os seus sonhos, talentos e planos para o futuro.
Os seis ambicionam conseguir trabalhar e fazer a sua vida assente no seu talento, mas o talento de adolescência não é suficiente para que todos consigam viver dele. Apenas dois deles conseguem seguir o sonho.
A amizade dentro do grupo mantém-se ao longo de décadas, embora não da maneira idealizada naquela noite de verão no acampamento para artistas. Afinal a vida não é igual para todos e as diferenças tornam-se cada vez maiores conforme os anos vão passando.
O leitor acompanha vida dos seis amigos desde aquela noite de verão até estarem na casa dos 50. Entre mal-entendidos, sonhos desfeitos, invejas, mortes e uma amizade duradoura vai-se compreendendo como cada um lida com a diferença nas suas vidas: entre os artistas que desejavam ser e a profissão que têm hoje e entre o sucesso e a riqueza de alguns e a normalidade de outros.
Os interessantes fala sobre jovens com talento, o papel da arte na educação, o dinheiro, a inveja e a amizade. E fá-lo muito bem.
____________
Meg Wolitzer
Os Interessantes
Teorema, 24,90€


Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.