Arménio Rego/Miguel Pina e Cunha | A Liderança Segundo o Papa Francisco


1-De que trata este seu livro “Papa Francisco-As Lições de Liderança"?
R (Arménio Rego) - Trata do percurso de vida do Papa Francisco, desde tenra idade até à assunção das funções papais, passando pela adolescência, pela juventude e pelo papel de bispo e Cardeal de Buenos Aires. Acima de tudo, explica as lições de liderança que podem ser extraídas de um percurso de vida repleto de virtudes mas também contendo erros e falhas.

2-De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R- O Papa Francisco tem movido a sua vida em torno de um propósito virtuoso: servir os outros. Nesse processo, cometeu erros – com os quais aprendeu a melhor cumprir a sua missão. O livro salienta qualidades importantes de um líder: sentido de serviço, humor e boa disposição, coragem física e mental, boa capacidade de comunicação, autenticidade e humildade. A todas estas qualidades, acrescenta-se outra de grande relevância para quem pretende influenciar o mundo em seu redor: o desejo de desenvolver poder. “Poder” é uma palavra “suja” porque é frequentemente indevidamente usado. Mas o que suja não é o poder – é o modo como o poder é usado, e os propósitos indevidos que movem o poderoso.

3-Pensando no futuro: que novos caminhos está a percorrer a sua investigação e o que está escrever neste momento?
R- Em termos de investigação escrita, estou a estudar o papel da humildade na eficácia dos líderes e da liderança. Em termos de obras de divulgação, estou a escrever, em coautoria com Miguel Pina e Cunha, várias obras. Uma incide sobre a importância do propósito com significado – para as pessoas, as equipas e as organizações. Outra obra discute a necessidade de os líderes gerirem contradições: têm que ser humildes e ambiciosos, amáveis e duros, otimistas e pessimistas, sensatos e capazes de arriscar. Outro livro foca a liderança dos negócios familiares. Temos ainda na calha um conjunto de pequenos livros incidentes sobre biografias de líderes. O primeiro incide sobre “génios insanos”: Steve Jobs, Elon Musk e Jeff Bezos. Um dos seguintes foca líderes virtuosos como Mandela, Suu Kyi e Lincoln.
__________
Arménio Rego/Miguel Pina e Cunha
Papa Francisco-As Lições de Liderança
Edições Sílabo, 13,90€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.