Fernando Guerreiro | Ficou Tanto Por Dizer

1. Como surgiu a ideia de escrever estes micro-contos?
R- Os Micro Contos surgiram há cerca de cinco anos e meio. Nem sei bem como foi, apenas me lembro de começar a escrever histórias muito curtas e os amigos começarem a perguntar quem é que escrevia aquelas histórias. Chegou uma altura em que os textos começavam a ser tantos que lhes tive de dar um nome. Então, à cabeça veio-me o nome "Micro Contos" (www.microcontos.pt). Só depois fui à procura de outras criaturas que escrevessem textos assim tão curtos. Como é natural, já muitos tinham escrito micro contos, nano contos, micro narrativas, etc. Encontrei verdadeiras pérolas e autores que eu nunca pensei que tivessem andado por estas lides, casos do Ernest Hemingway ou do Franz Kafka.

2. Este livro começou no Facebook ou já existia antes e ganhou forma e notoriedade nesta rede social?
R- O livro começou a ser escrito mesmo antes de eu imaginar que algum dia haveria de publicar estes textos em papel. Há cerca de cinco anos e meio, nada me dizia que viria a ter mais de mil Micro Contos escritos. Logo no princípio diziam-me que eu devia de publicar um livro com os textos, mas, na altura não me parecia que fizesse sentido. Só que o tempo foi passando e fui mudando de ideias. A comunidade de seguidores da página ia crescendo, as histórias também eram cada vez mais, e eu achei que era a hora de editar um livro. Fui bater à porta de várias editoras, mas ou não obtive resposta ou a resposta que me deram era que não encaixava dos planos editoriais. Então, decidi editar o livro através de uma edição de autor. Pedi ajuda aos fãs da página dos Micro Contos através de uma campanha de crowdfunding e angariei o dinheiro para editar o livro. Desde Abril, tenho andado por aí a promover o livro e a contar contos e Micro Contos. 

3. E agora, que mais podemos esperar da sua escrita no futuro?
R- No futuro continuarão a existir micro contos, todos os dias é publicado pelo menos um na página Facebook e ainda existem muitas pequenas histórias que eu acho que podem vir a dar mais uns quantos livros. Com a apresentação do livro, acrescentei a parte da oralidade ao contar os Micro Contos ao vivo. Quem sabe um dia haja um prémio Nobel para micro contos e eu possa ser um dos laureados. Até lá, vou escrevendo e contando pequenas histórias. Para quem quiser acompanhar diariamente as novas histórias, tem aqui a página Facebook dos Micro Contos:
__________
Fernando Guerreiro
Ficou Tanto Por Dizer (Micro Contos)
Edição de Autor, 

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.