João Morgado | Vera Cruz

1- O que representa, no contexto da sua obra o livro “Vera Cruz"?
R- É uma obra de rotura com tudo o que escrevi anteriormente. Tudo se alterou, a estrutura do romance, a temática, o léxico, o estilo… É um romance biográfico, realista, assente numa investigação sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral. Foi uma necessidade interior de fazer algo diferente, uma obra de fôlego. E foi sobretudo um desafio a mim próprio… Até agora, creio que um desafio bem conseguido. O livro teve aceitação imediata e boas críticas, o que indicia um novo romance dentro do género histórico.

2- Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Pedro Álvares Cabral é uma personagem histórica que todos identificam, mas a maioria das pessoas conhece dele apenas uma palavra – Brasil, e uma data – 1500. Para além disso é um desconhecido. Poucos sabem que nasceu nas serranias – em Belmonte, combateu no norte de África e substituiu Vasco da Gama no regresso às índias… também não são conhecidas as verdadeiras razões que o levaram a desviar o seu rumo para chegar a terras de Vera Cruz. É assim, um romance rico em factos históricos, revelando as manobras dos bastidores do poder quinhentista em Portugal.

3- Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Dando seguimento a esta obra, estou a terminar um romance biográfico de Vasco da Gama que deverá ser editado no primeiro trimestre de 2016. um romance sobre as intrigas palacianas e as reflexões que cunham a dimensão humana desta personalidade. Um herói imperfeito, controverso, polémico, que nunca foi consensual na época e que está longe de ser o homem que ficou no imaginário dos portugueses… A sua rivalidade com Pedro Álvares Cabral, as intrigas e a crueldade dos seus actos de guerra vão alimentar este novo romance histórico…
__________
João Morgado
Vera Cruz
Clube do Autor, 16,50€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.