Inês Lourenço | O Segundo Olhar

1- O que representa, no contexto da sua obra o livro “O Segundo Olhar”?
R- Trata-se de uma escolha de textos realizada e posfaciada pelo poeta José Manuel Teixeira da Silva, segundo os veios temáticos que privilegiou na minha poesia, focando assim as linhas de força que definem um dizer.

2- Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Numa pequena nota introdutória, na edição referida, assinalo que em 2015 se perfizeram 35 anos sobre a data de publicação do meu primeiro livro de poesia (1980), dando-se a feliz coincidência de poder realizar este livro com dois poetas: um poeta-editor, Carlos Alberto Machado e um poeta–antologiador, José Manuel Teixeira da Silva. Igualmente esteve na minha predilecção a escolha de uma editora insular e independente, qualidades, que quer pela prática quer pela simbologia, muito prezo. 

3- Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Tenho para publicação um livro inédito de poesia, que só a morte inesperada de Vítor Silva Tavares da editora & etc, obstou a que já tivesse vindo a lume. Um novo conjunto de micro-ficções, a exemplo de Ephemeras, está igualmente, em gestação, para além de diversificadas colaborações em livros colectivos que me solicitaram para este ano.
__________
Inês Lourenço
O Segundo Olhar
Companhia das Ilhas, 14€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.