Mónica Serpa Cabral | O Conto Literário de Temática Açoriana


1- Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- A ideia nasceu de uma espécie de desafio proposto por um dos membros do júri da minha prova de defesa de doutoramento, que, no final da sessão, sugeriu que, após eu estudar os grandes temas do conto açoriano, organizasse uma coletânea do tipo. Na verdade, a única antologia deste género publicada, Antologia Panorâmica do Conto Açoriano -, da autoria de João de Melo, data de 1978, pelo que achei pertinente a organização e publicação de uma coletânea mais atualizada. Isto porque, a partir da Revolução de Abril, a ficção narrativa açoriana desenvolveu-se muito e, nas últimas duas décadas, evoluiu no sentido de uma maior abertura a novas experiências no campo da escrita contística. Assim, consegui apoio na forma de bolsa pós-doc e abracei esta ideia.

2-  Ao organizar esta antologia, que principais critérios seguiu na escolha de autores?
R- Procurei ter em conta principalmente três critérios: o da qualidade artística intrínseca de cada texto; a representatividade da temática açoriana; e, cada vez mais nos tempos que correm, a capacidade de entretenimento dos textos. Uma das minhas preocupações ao selecionar os textos era também que eles revelassem variedade em termos de temáticas. No que diz respeito ao público-alvo, com esta publicação pretendia cativar o interesse de dois leitores: por um lado, como é óbvio, o público-leitor em geral, através dos contos, e, por outro, os estudiosos e interessados nos estudos literários, através da inclusão de um estudo introdutório sobre conceitos importantes e sobre o conto.

3- Pensando no futuro: há mais autores açorianos que vão surgir num segundo volume ou podemos esperar outras ideias suas?
R- Para já a investigação está em pausa na minha vida, já que no presente apenas me dedico ao ensino, mas quem sabe se no futuro outros projetos não aparecerão. Eu tenho ideias que gostaria de desenvolver, como o impacto da Guerra Colonial na literatura açoriana, mas para isso é preciso que haja apoios. Embora ache que seria perfeitamente possível um segundo volume de contos açorianos pois temos material para isso, neste momento não tenho qualquer plano relativo a esse assunto.
__________
Mónica Serpa Cabral
O Conto Literário de Temática Açoriana. Estudo e Antologia
Companhia das Ilhas, 20€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.