Luísa Neto: Educação e(m) Democracia


1- De que trata este seu livro “Educação e(m) Democracia?
A obra trata a questão de um ponto de vista interdisciplinar, enquadrando-a no âmbito da teoria política, do direito constitucional e dos direitos fundamentais. Discute-se se a Educação para a Democracia ou para valores democráticos é ou não mais fácil quando realizada em contexto democrático, visto que este é entendido como circunstancialismo natural adquirido e não ameaçado. Por outro lado, a educação em/para a democracia implica considerar o eventual paradoxo da educação plural – maxime, a discussão quanto à transmissão de informação sobre valores não democráticos.

2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos seus leitores?
R-A educação para a democracia não deve ser confundida com a experiência de mera formalização de disciplinas como as da Educação para a Cidadania e comporta não apenas a transmissão de informação sobre os valores ínsitos a um regime democrático mas ainda uma vertente transversal de formação que potencie e motive a tomada de decisões políticas, num tempo em que se questiona a percepção de legitimidade e de nexo de representação.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Continuo sempre na linha dos "novos direitos", ou seja, perspectivando se de facto há necessidade de novos instrumentos jurídicos ou se se trata apenas de percebermos que novos objectos devem ser encarados pelo ordenamento jurídico de uma forma que nos exige renovada imaginação para abordagem.
__________
Luísa Neto
Educação e(m) Democracia
Editorial UP, 16€

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.