Projecto: DOAR LIVROS A BIBLIOTECAS

Liliana Carvalho desenvolveu uma iniciativa para facilitar a doação de livros a bibliotecas partindo da sua própria experiência. Entretanto, criou um blogue para divulgar a ideia e conta-nos aqui como tudo aconteceu.
_______________

1-Como surgiu esta ideia de apoiar a doação de livros a bibliotecas?
R-A iniciativa surgiu porque desde pequena que sou muito apegada aos livros e às bibliotecas. Não só as bibliotecas para mim são "santuários" de livros e cultura, como há uns tempos atrás numa fase mesmo muito má fui isolar-me na minha biblioteca, e por acaso calhou um livro chamar-me a atenção, e esse livro ser precisamente o que eu precisava de ler e me deu muita força e vontade de continuar a lutar.... Esse livro tinha um carimbo "doado por...", e se não tivesse sido essa senhora a doar aquele livro aquela biblioteca, eu não o teria requisitado, e não teria sido a ajuda que eu estava mesmo a precisar para me distrair e me inspirar a continuar. Decidi divulgar a importância da doação de livros às bibliotecas depois dessa experiência, através de um blog e página de facebook e depois disso fui pensando em mais ideias para tornar o blog interessante e original e que seja um ponto de referência e informações para todos os apaixonados por bibliotecas, livros, cultura, literatura e Portugal.

2-Como funciona?
R-O meu blog é um blog literário, mas também um blog cultural e patriota, além de ser uma homenagem a todas as bibliotecas de Portugal. Nele divulgo cultura, literatura, autores, bibliotecas, história, lendas... A questão da doação de livros a bibliotecas varia de biblioteca para biblioteca, e eu falo de todas um pouco: bibliotecas dos hospitais, presídios, orfanatos, casas de correcção, de famílias carecidas, bibliotecas municipais, de freguesias, de centros culturais/casas do povo, etc, etc...

3-Podemos doar livros de qualquer género e a qualquer biblioteca ou há limitações?
R-Tenho uma entrevista já preparada para cada uma, que eu envio por email para as diversas bibliotecas para que quando cada uma responde à mesma, publico no meu blog e dou a conhecer mais a fundo essa respectiva biblioteca e o sistema de doações e também o que a biblioteca tem para oferecer.

Siga a "Novos Livros" por Email

A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
(C) Vieira da Silva

Diga não ao cruel comércio da morte.